quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

As Muralhas


Em toda história das civilizações, desde a Babilônia, às cidades gregas, chinesas e tantas outras, as muralhas estão intrisecamente ligadas ao crescimento, segurança e a história propriamente dita de cada lugar.
As cidaeds modernas nascem sem muralhase é isso que as difere das cidades anteriores. Porém, as muralhas não desaparecem. O que houve é que elas perderam sua visibilidade.
A cidade só existe se houver a muralha dentro da qual ela se torna possível. Os muros é que dão a possibilidade de existência da cidaed, ela aparece em função das muralhas, tanto assim que normalmente, ela é o aspecto mais notpavel na cidade.
A metrópole moderna, já nasce assinalada por uma fissura indelével de onde brotarão as muralhas invisíveis.
[ Nicolau Sevcenko. As muralhas Invisíveis da Babilônia Moderna.]

E é exatamente isso oq acontece, as pessoas não só constróem muros e redomas ao redor de si mesmas, como também ao redor de seu bairro, rua, cidade, etc. Quem de nós não tem uma casa cercada de um muro?
Mesmo que se diga que é pela segurança, ou privacidade, nós fomos domesticados a construir muralhas para nos diferenciar, distanciar e, proteger dos atos, olhares e julgamentos alheios.

Estes guardas protegem a nossa muralha física do antigo Forte de São Marcelo. Mais uma grnade muralha da Cidade do Salvador.

Nenhum comentário: